Projeto Cuidado Farmacêutico está sendo implantado em Vila Pavão

106

O município de Vila Pavão, até o final deste ano, deverá implantar o projeto “Cuidado Farmacêutico à Atenção Básica de Saúde”, idealizado com o intuito de promover a implementação de serviços de acompanhamento farmacoterapêutico aos pacientes do Sistema Único de Sáude (SUS).

A reunião de pactuação, onde ocorreu a assinatura do termo de adesão para a implantação do projeto, foi realizada na tarde da última terça-feira (03), na Escola Técnica, em Vitória com a presença da secretária municipal de Saúde, Luciane Alves Linause, e farmacêuticos do município.

Para a secretária de Sáude do município, o projeto irá resultar em um impacto positivo na qualidade da assistência à saúde prestada ao usuário do SUS, além da valorização do profissional que atua no setor público. “A assinatura do termo de adesão é o primeiro passo para a implantação do projeto. Os profissionais farmacêuticos, em conjunto com nossa equipe multidisciplinar, ficaram encarregados de elaborar um documento para identificar o público alvo e as carências locais”, informou.

Em Vila Pavão, três profissionais farmacêuticos e um assistente estão sendo capacitados para desenvolver o processo de raciocínio clínico por meio de um método utilizado no serviço de cuidado farmacêutico, voltado ao enfrentamento de problemas relacionadas à farmacoterapia. A previsão é de que até o final do ano, o projeto entre em funcionamento.

“O cuidado farmacêutico é uma ferramenta a mais para a equipe da saúde, onde o profissional farmacêutico irá assistir os medicamentos aplicados aos pacientes, e ao mesmo tempo, acompanhar e verificar a adesão ao tratamento por parte dos pacientes”, acrescentou o farmacêutico Vitor Barbosa dos Santos.