Programa de compra coletiva de alevinos gera renda para agricultores familiares

82

A prefeitura de Vila Pavão continua disponibilizando alevinos para agricultores familiares do município. Os filhotes são adquiridos por meio de compra coletiva de criadores do município de Itarana, região centro-serrana do Estado. A ação é viabilizada mensalmente pela Secretaria de Agricultura, em parceria com os agricultores, cabendo ao município a organização de um cadastro de criadores, transporte e distribuição do produto.

O programa foi retomado em abril do ano passado. Até o final de dezembro de 2019 haviam sido repassados mais de 90 mil alevinos a 38 produtores rurais inscritos. A transferência de alevinos tem por objetivo aumentar a oferta do pescado na região, dando maior segurança alimentar, além de possibilitar uma nova opção de renda para as famílias.

O último repasse de alevinos realizado pela Secretaria de Agricultura atendeu 19 produtores cadastrados. No total, foram distribuídos cerca de 12 mil unidades de alevinos de 15 espécies diferentes (tilápia, carpa capim e colorida, traírão, dourado, matrinchã, tambacu, tambaqui, curimatã, pintado, pirarucu,tucunaré, panga, lambari e cachapira).

Os alevinos são repassados aos agricultores a preço de custo e o pagamento é feito via boleto, na conta bancária do fornecedor. O agricultor interessado em adquirir os alevinos, deve passar na Secretaria de Agricultura no horário de expediente para fazer o cadastro